sexta-feira, 27 de junho de 2014

Roma 40 D.C. [A minha Opinião]


Livro de estreia de Adele Vieri Castellano em Portugal, e estou em crer que a autora irá conquistar muitos leitores por terras lusas.

Para quem tem encanto e curiosidade por Roma antiga, este romance histórico Roma 40 D.C., certamente que irá encher as medidas. 

Foi logo conquistada pela sinopse do livro, que nos fala do grande imperador Calígula, mas também de uma intensa e apaixonada história de amor. Acho que a conjugação de Roma e Amor não poderia ter sido mais perfeita.

Como sempre a Quinta Essência brinda-nos com mais uma capa maravilhosa. É impossível não olhar para ela e não ficar imediatamente inquieta e cheia de curiosidade.

A autora está de parabéns pelo retrato de época bem conseguido. Mostrou-me o verdadeiro império Romano, com todo o seu requinte e grandeza mas também com toda a sua crueldade, intrigas e conspirações. A cada página senti o pulsar da verdadeira sociedade romana, desde o poderoso Calígula até ao mais insignificante romano. Todo o quotidiano, vivências, tradições e crenças estão bem presentes na narrativa. Não há dúvida nenhuma que houve um cuidado histórico aquando da escrita deste romance.

As personagens principais do livro, Marco Quinto Rufo e Lívia Urgulanila, são personagens fortes, que chocam durante toda a história, mas que alimentam a sede de leitura. Marco é um homem endurecido pelas inúmeras batalhas que travou, não conhece o medo ou limitações, é arrogante, bruto, implacável com os seus inimigos e fiel ao seu imperador. Ao longo da leitura pude descobrir que por baixo desta imagem de guerreiro cruel esconde-se um homem capaz de tudo por quem ama. Feliz aquela que conquistar o coração deste homem. Lívia é uma jovem mulher, linda, teimosa, de ideias fixas, que não se deixa subjugar por ninguém, orgulhosa e que vai descobrir o que é realmente o amor. Esta dupla é explosiva.

Além desta relação, se é que se pode chamar assim, entre Marco e Lívia, há tantos outros acontecimentos que me deixaram entusiasmada durante a leitura, a brutalidade e insensibilidade do imperador Calígula, a conspiração para matar o imperador, as lutas brutais e mortais entre guerreiros, as festas requintadas do imperador, a imponência dos edifícios imperiais, a bonita história de amor entre Túria e Lúcio e os escaldantes momentos íntimos entre amantes. Todos estes elementos contribuem e muito para que este romance histórico me tenha enchido as medidas. Foi sem dúvida um romance que me agarrou do inicio ao fim e não me deu descanso da primeira à última página. 

Concluída a leitura o saldo é muito positivo, pelo facto de ficar a conhecer melhor esta época romana, por ter aprendido um vasto vocabulário romano mas principalmente pela fabulosa história. 

Espero em breve ouvir falar de um novo livro de Adele Vieri Castellano, fiquei fã.
Boas leituras!   

Sem comentários :

Enviar um comentário