segunda-feira, 23 de junho de 2014

Infância Roubada [A minha Opinião]


Este é já o segundo romance que leio de Josephine Cox. O primeiro livro que li da autora foi "O Rebelde", uma história que me surpreendeu bastante. Quando li a sinopse do livro "Infância Roubada" quis imediatamente ler o livro.

As primeiras páginas do livro são bastante emotivas. Senti um aperto na garganta e as lágrimas nos olhos. Foi transportada para a dramática vida do pequeno Adam. Com apenas sete anos esta criança traumatizada irá passar por um terrível momento que mudará para sempre a sua vida. É impossível não sentirmos uma empatia enorme pelo pequeno Adam e uma vontade enorme de o proteger. Ao longo das páginas vamos conhecendo a vida cinzenta desta criança e sentindo o coração cada vez mais apertado. É roubada a esta criança a possibilidade de uma infância tranquila, inocente e cheia de amor. Em vez disso é obrigada a viver sobre um constante medo.

Edward Carter é o vilão desta história, o qual queremos eliminar e fazer sofrer. É um homem violento, insensível, calculista, incapaz de amar. Às suas mãos faz sofrer a sua carinhosa mulher e o seu filho inocente. Sente prazer em tornar a vida de ambos num verdadeiro pesadelo, até um trágico dia. 

Phil foi uma das personagem que mais acarinhei neste romance. É um homem bondoso e honrado que se torna o único amigo de Adam e que o ajuda a ultrapassar a fase mais negra da sua vida. Phil conquistou-me pelos seus actos, pela sua sinceridade, pelas palavras certas nos momentos certos, pelo seu grande amor a Adam e pela presença constante. O relacionamento de Phil e Adam, quase se parece ao de um avô para um neto. O grande companheirismo entre os dois enternece o leitor. 

Com o virar de páginas vamos acompanhando a luta deste menino por encontrar o seu lugar e se sentir amado. A autora vai criando várias situações que nos dão a conhecer melhor as personagens da história e que possíveis caminhos poderão trilhar. 

Anne Wyman é mais uma vitima de Edward Carter e sobre a qual vamos ficar a conhecer o seu drama de vida. É uma personagem que nos comove, por lutar todos os dias contra um medo enorme e contra o fantasma do seu carrasco. Anne Wyman é uma das personagens que gostava de ter visto mais desenvolvida na história. Tive pena de no final do livro não ter visto mais desenvolvimentos sobre a vida da personagem. Algumas coisas ficaram subentendidas mas como leitora queria ter mais certezas. 

Achei também que de alguma forma a autora se precipitou em alguns acontecimentos no final do livro e deixou uma ou outra coisa por esclarecer. Não quer isto dizer que seja uma grande falta no livro. 

Foi uma leitura que fiz num sopro, pelo tema sensível que é abordado, pelas personagens cativantes, pelas situações criadas e pela linguagem simples e encantadora.

Um livro que recomendo sem dúvida nenhuma. O pequeno Adam ficará na memória por muito tempo.
Boas leituras!       

Sem comentários :

Enviar um comentário