segunda-feira, 2 de junho de 2014

A Minha Outra Metade [A minha Opinião]



"Alguém me disse uma vez - (...) que cada alma é dividida à nascença e tens de procurar e procurar até encontrar a outra metade. É uma velha lenda indiana."

"O destino une as pessoas."

"O seu problema (e isso era um problema de saúde raro) era ler. Quando mergulhava num livro, não conseguia largá-lo. Ficava regularmente acordado a ler até às três ou quatro horas da manhã, ignorando os olhos a arder e o pescoço dorido."

"Na maioria das vezes, a única coisa que nos detém somos nós mesmos."  

A Minha Outra Metade é o romance de estreia de Marianne Kavanagh, e só vos posso dizer que me conquistou. Ao contrário de outros romances que tenho lido, este faz-nos acreditar que a nossa alma gémea andará algures por aí e que o destino se encarregará de cruzar as nossas vidas. 

Durante a narrativa acompanhamos a vida de Tess e George durante uma década. Uma década de relacionamentos errados e cheios de desilusão, festas, aniversários, empregos que pouco os realizam pessoalmente e muitos desencontros. Tess e George passam dez anos desencontrados, mas quando finalmente se encontram qualquer coisa mágica acontece entre ambos. Mas será a altura certa para que este encontro aconteça? Estarão eles dispostos a mudar as suas vidas? A lutar contra o sentimento que cresce dentro deles?

A autora conseguiu agarrar-me à leitura, lançando a curiosidade sobre duas pessoas que não se conhecem mas que podem ser a alma gémea uma da outra. A cada página ansiei que esse encontro se realizasse. Foram precisos dez anos e uma série de acontecimentos para que, o que ansiava desde o inicio da leitura acontecesse. Com inteligência, foi construída uma narrativa que coloca as personagens principais muito perto uma da outra, e que o destino se encarregará de as fazer cruzar no momento certo. 

Tess é jovem, viciada em roupas vintage, com um trabalho com o qual não se identifica, com um namorado que qualquer mulher invejaria, mas que por qualquer razão não se sente feliz. George é homem jovem, bonito, talentoso, um músico jazz brilhante, que sente a cada dia que passa, que se torna cada vez mais difícil alcançar a carreira de músico que tanto deseja. Tanto Tess como George mantém relacionamentos que não os fazem felizes. Sentem que falta algo mais para que sejam verdadeiramente felizes. Muitas vezes a pessoa certa, a nossa verdadeira felicidade anda tão perto de nós e não sabemos.

Esta é sem dúvida uma história para quem acredita que existe uma metade perfeita, uma alma gémea para cada um de nós. O destino brinca com a vida destas duas personagens de uma maneira incrível. Marianne Kavanagh foi brilhante em criar situações de proximidade entre Tess e George. Dei por mim vezes sem conta a torcer para que olhassem um para o outro. 

A escrita leve, simples e directa da autora faz com que a leitura se faça rapidamente. A história narrada, as personagens e uma velha lenda indiana, em muito contribuem para que as horas de leitura passem a voar. 

É sem dúvida um livro que será uma excelente companhia nos próximos meses de férias, de calor e de céu azul. Deixem-se descontrair na companhia deste "A Minha Outra Metade".

Boas leituras!     

Sem comentários :

Enviar um comentário