domingo, 27 de abril de 2014

O Livro do Destino de Parinoush Saniee - Novidade Bertrand


Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 224
Editor: Bertrand Editora
ISBN: 9789722528085
PVP: 19,90€
Disponível a partir de 02-05-2014

Sinopse
A história de uma adolescente iraniana que descobre o amor a caminho da escola. Quando a família encontra as cartas que o homem por quem se apaixonou lhe escreve, obriga-a a casar-se com um homem que ela nunca viu. O seu casamento está fortemente ligado às mudanças no país, até porque o marido é um dissidente político durante os últimos tempos do regime do Xá e acaba por ser executado às mãos do novo regime. Quando, ao fim de 32 anos, o seu primeiro amor reaparece, os seus três filhos olham-na com indignação, incluindo os dois que vivem no estrangeiro. Deverá ela colocar os seus sentimentos em primeiro lugar, ou submeter-se aos preconceitos dos filhos?
Uma história pungente e comovedora da vida das mulheres no Irão, que começa antes da revolução de 1979 e atravessa a República Islâmica até aos nossos dias. Estendendo-se ao longo de cinco décadas, a narrativa centra-se numa família e, em particular, em Massoumeh, a filha. Entre altos e baixos, ter filhos e arranjar trabalho (e tornar a perdê-lo por mudanças políticas), as transformações no Irão são vividamente retratadas através das personagens.
Trata-se de uma janela para a história recente do Irão, narrada por uma voz autêntica e isenta de interpretações ocidentais. É uma história de mulheres fortes a lutar com grandes dificuldades por aquilo que querem, uma história de amizade e paixão, de opressão religiosa, mas também de amor a um país.

Parinoush Saniee é socióloga e psicóloga. Trabalhou para o governo iraniano, no Ministério do Trabalho. Escreveu vários romances, dos quais O Livro do Destino é o primeiro; The Father of the Other One é o segundo, também publicado no Irão (e vendido à Noruega, Roménia e Itália); os outros aguardam a aprovação da censura iraniana para serem publicados.

Críticas de imprensa

«Um livro magistral. Não há nenhum tribunal que possa banir aberta ou racionalmente a sua publicação.» Bokhara magazine, Irão

«Livros destes trazem o mundo até nós, e são para ser saboreados.» Irish Examiner

«Uma história de amor proibido passada na tumultuosa pátria da autora, que também é socióloga.» The Sunday Telegraph


Sem comentários :

Enviar um comentário