terça-feira, 26 de março de 2013

Desafio Arco-Íris

Agradeço à Ana Barbosa do blogue Melodia das Letras e à Vera Brandão do blogue Menina dos Policiais  pelo selo. 



As regras são simples:

  1. Referir quem vos deu o selo
  2. Postar uma foto de uma pilha com as cores do arco-íris.
  3. Passar o selo a 10 blogs super-hiper-mega-coloridos!

Esta é a minha manta colorida ...




Vermelho: O Sorriso das Mulheres - Nicolas Barreau
Laranja: A Vida de Pi - Yann Martel
Amarelo: Obra poética integral de CESÁRIO VERDE - Ricardo Daut 
Verde: Agatha Christie Autobiografia 
Azul: O Tigre Branco - Aravind Adiga
Indigo: Nada é por Acaso - Zibia Gasparetto
Violeta: As Serviçais - Kathryn Stockett

Passo este selo aos seguintes blogues:

- O Diário de uma Drama Queen
-  Melodia das Letras
 Menina dos Policiais
Destante
Desejos de Alma
Tertúlias à Lareira
Páginas Encadernadas
Pozinhos de Perlimpompum
Refúgio dos Livros
As Histórias de Elphaba

O Poder dos Livros


domingo, 24 de março de 2013

Um Amor Perdido de Alyson Richman - Novidade Civilização


Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 320
Editor: Civilização Editora
ISBN: 9789722634021
PVP: 17,50€
Disponível a partir de 09-04-2013    

Sinopse 
Nos últimos tempos de tranquilidade na Praga do pré-guerra, Lenka, uma jovem estudante de arte, apaixona-se por Josef. Casam-se, mas, pouco tempo depois, como tantos outros, são separados pela guerra.
Na América, Josef torna-se um obstetra bem-sucedido e constrói uma família, apesar de nunca esquecer a mulher que acredita ter morrido nos campos de concentração. Mas no gueto nazi de Terezín - e mais tarde em Auschwitz - Lenka sobreviveu, graças aos seus dotes artísticos e à memória de um marido que julgava nunca voltar a ver.
Agora, passadas décadas, um encontro inesperado em Nova Iorque reúne Lenka e Josef de novo.
Do conforto da vida em Praga antes da ocupação aos horrores da Europa Nazi, Um Amor Perdido explora a resistência do primeiro amor e do espírito humano e a capacidade de recordar.
                             



sábado, 23 de março de 2013

Perto de Ti de Anita Notaro - Novidade Quinta Essência


Edição/reimpressão: 2013
Editor: Quinta Essência
Disponível a partir de: 02-04-13


Sinopse
Louisa está farta da sua vida. Do namorado, do trabalho, do apartamento - tudo precisa de uma reforma imediata e radical. E assim ela decide mudar tudo a favor de uma existência despreocupada, trocando o seu apartamento por uma casa móvel, o carro por uma moto, e as suas roupas elegantes por outras informais. E, acima de tudo, começa um novo trabalho como psicóloga de cães. Com as amigas Maddy e Clodagh, embarca numa nova aventura - para conhecer pessoas diferentes, descobrir novos lugares e encontrar um homem novo e fabuloso. O seu trabalho traz-lhe recompensas imediatas e extraordinárias quando ela conhece os donos de cães cujos problemas muitas vezes parecem ecoar os dos donos. Mas independentemente do stresse da sua nova vida, Louisa tem o apoio das amigos. Se ao menos isso pudesse durar para sempre…

Uma manhã, ao acordar, Lulu dá-se conta de que tem urgentemente de repensar a sua vida por completo. Do que precisa é de mais tempo: para descontrair, para se divertir com os amigos e, acima de tudo, para encontrar o homem perfeito que há tanto tempo procura, sem êxito. Assim, reúne as ferramentas do seu ofício como psicóloga, abandona o seu elegante apartamento e o carro descapotável que conduz e abraça uma vida mais simples.
É então que se dá uma terrível tragédia e Lulu percebe que, afinal de contas, não é assim tão fácil escapar ao passado. Será ela capaz de lidar com os assuntos inacabados e construir a vida perfeita por que tanto anseia?

Anita Notaro é produtora de televisão, jornalista e realizadora e trabalhou para a RTE, a radiotelevisão da Irlanda, durante dezoito anos. Foi a realizadora do Festival Eurovisão da Canção e das eleições gerais irlandesas, bem como de programas para a BBC e Channel 4. A Quinta Essência publicou já Há Sempre um Amanhã.




sexta-feira, 22 de março de 2013

Menina Rica Menina Pobre - Novidade Asa


Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 512
Editor: Edições Asa
ISBN: 9789892323084
PVP: 16,90€
Disponível a partir de: 30-04-13

Sinopse: 
Thea e Romy são duas lindas bebés cujo futuro é ditado por uma moeda atirada ao ar. Separadas e vendidas na calada da noite, os seus destinos não podiam ser mais diferentes. Thea é enviada para os Estados Unidos, onde a espera uma vida de privilégio e luxo. Romy é internada num violento e degradado orfanato na Alemanha de Leste. Embora vivam em continentes diferentes, os seus caminhos vão cruzar-se ao longo dos anos, sem que nenhuma conheça a identidade da outra. Mas os seus mundos acabarão por colidir um dia. Face a uma tragédia iminente, com tudo o que lhes é mais querido em jogo, elas têm apenas duas opções: destruírem-se mutuamente ou unirem-se, arriscando as próprias vidas, para descobrir a chocante verdade sobre o seu passado.
 Das vielas decadentes de Londres aos arranha-céus de Nova Iorque, das montanhas geladas da Europa de Leste às exuberantes praias das Caraíbas, duas mulheres unidas pelo poder invisível dos laços de sangue constroem as suas vidas numa luta permanente contra a arbitrariedade do acaso.


Perfect Library!


quinta-feira, 21 de março de 2013

Livros que dão Filmes


Estreou hoje nas salas de cinema portugueses um filme imperdível e obrigatório. Comboio nocturno para Lisboa, foi rodado em Portugal, na nossa maravilhosa cidade de Lisboa. 
Do realizador Bille August, este filme é uma adaptação do "best-seller" mundial, escrito em 2004 pelo suíço Peter Bieri, sob o pseudónimo Pascal Mercier. Segundo o realizador, este é um thriller filosófico. 
Tem um elenco fabuloso de actores estrangeiros e portugueses, são eles: Jeremy Irons, Mélanie Laurent, Jack Huston, Christopher Lee, Bruno Ganz, Charlotte Rampling, Nicolau Breyner, Beatriz Batarda, Marco D'Almeida, Joaquim Leitão, Adriano Luz, José Wallenstein, Tom Courtenay.


Em Portugal, o livro de Pascal Mercier está publicado pela Dom Quixote. A todos os curiosos, leiam antes ou depois de assistirem o filme. 

Trailer do filme: 


Bom filme, boas leituras!
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

1º Aniversário do Manta de Histórias - [A minha Mensagem]

Antes demais, quero agradecer a todos os seguidores e parceiros pelas mensagens de felicitações, que chegaram durante esta semana, ao email e à página do facebook. Obrigada a todos!
Um ano passa a voar! Parece ter sido ontem que comecei timidamente a escrever e a construir este projecto e já passou um ano!
Foi um ano de muito trabalho, dedicação, conquistas, animo e desanimo também, mas, são vocês, caros seguidores, e acima de tudo a minha paixão pelos livros, que me faz continuar. 
Tenho mais um novo ano pela frente, para fazer crescer ainda mais este projecto, para desenvolver novas ideias, para dinamizar ainda mais este espaço, trazer novos seguidores à página, e, mais importante que tudo o resto, escrever muitas e boas opiniões dos meus livros.
Obrigada por estarem desse lado e acompanharem o Manta de Histórias. Obrigada pelas palavras de incentivo. 
Obrigada às Editoras parceiras que me acompanham nesta aventura, que me mantêm informada de todas as novidades editoriais e que tornaram possível todos os passatempos realizados durante o último ano.  
Por último mas não menos importante, um obrigada do tamanho do mundo aquela pessoa que me incentivou a iniciar este projecto e acreditou em mim. OBRIGADA
Espero que continuem desse lado nos próximos tempos a acompanhar o florescer e crescer desta manta. 
:)


Felicitações ao Manta de Histórias pelo 1º Aniversário



"Não podíamos deixar passar esta data sem dar os parabéns ao Blogue Manta de Histórias pelo seu primeiro ano de existência. Apesar de a nossa parceria ser recente temos muito prazer em colaborar com este projecto dinâmico que ajuda a divulgação da cultura e potencia o prazer pela leitura. Desejamos que o blogue continue a crescer e prosperar." Matéria-Prima Edições

"Parabéns por este primeiro ano. Obrigada pelo trabalho de divulgação do que se vai publicando" Editorial Bizâncio

"Habitualmente o interesse que se gera ao falar de livros fica muito aquém do prazer que se tem ao lê-los, a não ser que, a par de uma verdadeira paixão pela literatura, haja também a capacidade e a imaginação de transmitir essa mesma paixão de uma forma cativante. É este precisamente o caso do blogue «Manta de Histórias», que funciona como um fio de Ariadne, capaz de nos guiar por entre um labirinto interminável (e ainda bem que o é!) de livros. Por estes motivos e muitos outros, a Dinalivro orgulha-se de poder colaborar com o blogue «Manta de Histórias» e, por altura do seu primeiro aniversário, deseja-lhe anos e anos de êxito." Dinalivro Edições

«Parabéns ao Manta de Histórias pela ajuda na divulgação dos nossos livros e pelo seu excelente trabalho de aconselhamento aos leitores! Que continuem o trabalho por muitos anos!» Quinta Essência

"Este é um sítio especial onde vivem muitas personagens e aventuras, é um lugar acolhedor onde os livros e as pessoas são recebidos com carinho. Parabéns, Isabel, pela dedicação, pela simpatia, pelo profissionalismo. Parabéns pelo primeiro ano.  Venham mais, muitos mais, tantos quantos os livros que cabem no seu coração.  Nós estaremos deste lado." Clube do Autor


Muito obrigada Matéria-Prima Edições, Editorial Bizâncio, Dinalivro Edições, Quinta Essência e Clube do Autor pelas felicitações e palavras de incentivo ao projecto Manta de Histórias. Espero continuar por muitos e longos anos a acompanhar e a ler as vossas maravilhosas publicações. Muito obrigada por todo o vosso apoio ao longo deste primeiro ano de existência do blogue. Espero que continuem desse lado a acompanhar o crescimento do bogue. Um enorme bem-haja para todos vós! 


7º Passatempo [1º Aniversário] - Viagem ao Mundo da Droga


Com a preciosa colaboração da Bizâncio, temos para oferecer um exemplar do livro Viagem ao Mundo da Droga. Para participar basta responder às questões que se encontram no formulário.

Regras do passatempo:
O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m do dia 27 de Março.
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias. (http://mantadehistorias.blogspot.pt/)
Participações com respostas erradas e/ou dados incompletos serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por email, o resultado será anunciado no blogue.
O livro será enviado pela editora.  
O blogue não se responsabiliza por eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte!


Sentir Profundo

"Tínhamos parado no largo corredor da frente, com o Salão Nobre atrás de nós, e os meus piores receios confirmaram-se quando ele abriu a porta, revelando estantes de mogno do chão ao teto, repletas de livros de todos os tamanhos, feitios e idades. As prateleiras cobriam quatro paredes da sala quadrada, interrompidas em três pontos por janelas altas e estreitas com vitrais embutidos em cima  e assentos estofados em baixo, liberalmente adornados com almofadas soltas: o género de assentos e de janela com que todos os amantes de livros sonham, que visualizam, que desejam.  
Avancei na sala, assombrada, inalando o forte cheiro de encadernações de couro oleadas, do papel antigo e da madeira polida." 

In Mariana de Susanna Kearsley 

6º Passatempo [1º Aniversário] - Contos de Poe


Com a preciosa colaboração da Dinalivro, temos para oferecer um exemplar do livro Contos de Poe. Para participar basta responder às questões que se encontram no formulário.

Regras do passatempo:
O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m do dia 27 de Março.
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias. (http://mantadehistorias.blogspot.pt/)
Participações com respostas erradas e/ou dados incompletos serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por email, o resultado será anunciado no blogue.
O livro será enviado pela editora.  
O blogue não se responsabiliza por eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte!


5º Passatempo [1º Aniversário] - De Olhos Fechados + Um Pequeno Escândalo


Com o precioso apoio da Quinta Essência, temos para oferecer dois exemplares, um do De Olhos Fechados e outro de Um Pequeno Escândalo a um único vencedor. Para participar basta responder às questões que se encontram no formulário.

Regras do passatempo:
O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m do dia 27 de Março.
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias. (http://mantadehistorias.blogspot.pt/)
Participações com respostas erradas e/ou dados incompletos serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por email, o resultado será anunciado no blogue.
O livro será enviado pela editora.  
O blogue não se responsabiliza por eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte!


4º Passatempo [1º Aniversário] - Heróis de Quatro Patas


Com a preciosa colaboração da Matéria-Prima Edições, temos para oferecer um exemplar do livro Heróis de Quatro Patas. Para participar basta responder às questões que se encontram no formulário.

Regras do passatempo:
O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m do dia 27 de Março.
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias. (http://mantadehistorias.blogspot.pt/)
Participações com respostas erradas e/ou dados incompletos serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por email, o resultado será anunciado no blogue.
O livro será enviado pela editora.  
O blogue não se responsabiliza por eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte!

3º Passatempo [1º Aniversário] - Alma Rebelde



Com a preciosa colaboração da autora Carla M. Soares e apoio da Porto Editora, temos para oferecer um exemplar autografado do livro Alma Rebelde. Para participar basta responder às questões que se encontram no formulário.

Regras do passatempo:
O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m do dia 27 de Março.
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias. (http://mantadehistorias.blogspot.pt/)
Participações com respostas erradas e/ou dados incompletos serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por email, o resultado será anunciado no blogue.
O livro será enviado pela autora.  
O blogue não se responsabiliza por eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte!


2º Passatempo [1º Aniversário] - O funeral da nossa mãe



Com a preciosa colaboração da autora Célia Correia Loureiro, temos para oferecer um exemplar autografado do livro O funeral da nossa mãe. Para participar basta responder às questões que se encontram no formulário.

Regras do passatempo:
O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m do dia 27 de Março.
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias. (http://mantadehistorias.blogspot.pt/)
Participações com respostas erradas e/ou dados incompletos serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por email, o resultado será anunciado no blogue.
O livro será enviado pela autora.  
O blogue não se responsabiliza por eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte!

1º Passatempo [1º Aniversário] - O Espião Português



Aqui fica o primeiro de muitos passatempos comemorativos do 1º aniversário do Manta de Histórias.
Com o precioso apoio do autor Nuno Nupomuceno, temos para oferecer dois exemplares autografados do livro O Espião Português. Para participar basta responder às questões que se encontram no formulário.

Regras do passatempo:
O passatempo é válido de 20 de Março até às 23h59m do dia 27 de Março.
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias. (http://mantadehistorias.blogspot.pt/)
Participações com respostas erradas e/ou dados incompletos serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por email, o resultado será anunciado no blogue. 
O blogue não se responsabiliza por eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte!


terça-feira, 19 de março de 2013

O Poder dos Livros!


O LIVREIRO de Mark Pryor - Novidade Clube do Autor


Edição/reimpressão: 2013
Páginas: 352
Editor: Clube do Autor
ISBN: 9789897240621
Disponível a partir de 21-03-2013

Sinopse
Hugo Marston decide comprar um livro raro ao seu amigo Max, o idoso proprietário de uma banca de obras antigas. Poucos minutos depois, Max é raptado. Vivamente surpreendido com o ato, Marston, chefe de segurança da embaixada americana em Paris, nada consegue fazer para impedir o raptor. Marston inicia então uma investigação destinada a encontrar o livreiro, recrutando a ajuda do seu amigo Tom, um agente da CIA. A busca de Hugo revela que Max é, afinal, um sobrevivente do Holocausto que mais tarde se converteu num caçador de nazis.
Estará o rapto ligado ao sombrio passado de Max ou aos misteriosos livros raros que vendia?
Nas ruas de Paris, a tensão aumenta à medida que gangues de droga rivais se envolvem em violentas disputas de território. E, estranhamente, começam a desaparecer mais alfarrabistas, sendo os seus corpos encontrados a boiar no rio Sena. Ao contrário da polícia, Marston acredita que há uma ligação entre os problemas com os traficantes e a morte dos bouquinistes.
As descobertas de Marston fazem com que ele se torne em mais um alvo dos misteriosos assassinos. Com a ajuda de Tom, Marston completa o quebra-cabeças, relacionando o passado do livreiro com o presente e conduzindo, literalmente, os dois homens ao covil do inimigo. Tal como o assassino pretendera desde o início...


Mark Pryor nasceu em 1967, em Inglaterra. Foi jornalista durante alguns anos, e frequentou o curso de jornalismo na universidade da Carolina do Norte, licenciando-se depois em Direito. Atualmente trabalha no gabinete do Procurador-Geral Distrital em Austin, Texas. O Livreiro é o seu primeiro romance.





domingo, 17 de março de 2013

Resultado do 9º Passatempo



Boa tarde a todos!
Aqui fica o resultado do 9º Passatempo realizado pelo blogue Manta de Histórias com o apoio da Dinalivro. 
O sorteio foi realizado através do programa random.org.
Tivemos no total 51 participações. Muito obrigada a todos!
O número sorteado foi o nº 28!


Muitos Parabéns Lúcia Santos - Pontinha 
Acaba de ganhar um exemplar do livro Obra poética integral de Cesário Verde (1855-86)

Agradeço a todos os participantes pela participação no passatempo e à Dinalivro pelo apoio dado.
Continuem a visitar e a participar activamente no blogue.
Boas leituras!

Mariana [A minha Opinião]


Este é o primeiro livro que leio da Susanna Kearsley. O romance Mariana ganhou o prestigiado Catherine Cookson Award. Já se encontra publicado também O Segredo de Sophia que ganhou o Prémio Romantic Times para Melhor Romance Histórico. Bons motivos para conhecermos a escrita desta autora.

Esta foi uma história que me conquistou até à leitura da última página. A autora agarrou nesta história de uma forma inteligente. Conjugou o passado e o presente de forma perfeita. Trezentos anos separam estas realidades. No presente conhecemos Julia Becket, no passado Mariana. São a mesma pessoa mas vivem em alturas diferentes, com vidas bem diferentes uma da outra. As viagens no tempo são apresentadas ao leitor de uma forma ligeira. Notei um cuidado exemplar da autora em não tornar estes recuos no tempo bruscos e sem sentido. 

Greyweters é a casa onde tudo acontece. Julia é atraída a esta casa desde muito nova e há uma razão para essa paixão inexplicável, o destino. É nesta fabulosa casa que Julia viaja pela primeira vez até à vida de Mariana. Aos poucos e poucos a autora revela-nos o que têm em comum estas duas jovens, separadas por vários séculos.  

As personagens escolhidas por Susanna Kearsley são maravilhosas. Funcionam todas como um todo. Nenhuma delas poderia existir sem a outra. Todas têm um propósito e um papel importante nesta história. São personagens cativantes e distintas umas das outras. Cada uma marcou-me por uma dada característica da sua personalidade. 

O grande tema desta história é o amor. Um amor que ficou por cumprir e que acabou tragicamente. Uma promessa fora feita e trezentos anos mais tarde, o destino encarrega-se de a fazer cumprir.

A escrita de Susanna Kearsley é simples e ao mesmo tempo encantadora. Presenteia o leitor com maravilhosas passagens, que marcam e ficam em nós.   

O desenlace desta história é surpreendente. Até à última pagina a escritora deixou-me na expectativa e o resultado final não poderia ter sido melhor.

Irei certamente querer ler o livro O Segredo de Sophia. Esta será uma autora que não deixarei de acompanhar. A quem ainda não conhece, recomendo vivamente a leitura.

Boas leituras!



sábado, 16 de março de 2013

Ventos de Guerra e de Amor de Jodi Ravaud - Novidade Dinalivro


Editor: Plenty Books
Páginas: 364
Preço c/IVA: 15,40 €
Referência: 01890002
ISBN: 978-989-98192-0-7
Público-alvo: Público em geral.

Sinopse
Sobrinho do sinistro Heinrich Himmler e portador de todos os traços físicos característicos da suposta raça ariana, Helmut parecia fadado a grandes feitos na Alemanha nazi. No entanto, o amor, sempre imprevisível, contrariou os planos de vida que a família lhe traçara e obrigou-o a atravessar a Europa rumo a Portugal na esperança de aqui encontrar a mulher por quem se apaixonara: Gisella, filha de um grande industrial judeu. Em Lisboa, por entre espiões de todas as nacionalidades e aventuras de todos os géneros, Helmut acumula inimigos e aliados com um único propósito em mente, um único rosto no coração. Com o maior conflito bélico da Humanidade – a 2.ª Guerra Mundial –como pano de fundo, este romance histórico vem recordar-nos que a linha que separa a civilização da barbárie é, infelizmente, muito ténue e muito frágil. 

Sobre a autora
Filha de mãe francesa e de pai português, Jodi Ravaud nasceu em Lisboa e muito cedo, logo aos nove anos, se deixou encantar pelas letras e pelas palavras, bem como pela arte de as agrupar de uma forma original. Licenciada em Psicologia e mestre em História Contemporânea, investigou igualmente outros domínios do saber, desde a Arte e a Gestão até à Astrologia e às Ciências Alternativas. Esta multiplicidade de interesses acabou por se refletir no seu percurso profissional, cujas experiências como professora, psicóloga ou consultora financeira sempre encontraram eco na sua prosa. Autora do livro O Regresso de D. Sebastião e da obra para a infância A Lenda do Gato Voltaire, Jodi Ravaud não esconde a sua predileção pelo romance histórico. Atualmente vive em Lisboa com o marido e os filhos, depois de ter passado vários anos na vizinha Espanha.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Resultado 8º Passatempo - O Mundo Amarelo



Boa noite a todos!
Aqui fica o resultado do 8º Passatempo realizado pelo blogue Manta de Histórias com o apoio da Editorial Presença. 
O sorteio foi realizado através do programa random.org.
Tivemos no total 65 participações. Muito obrigada a todos!
Os número sorteados foram o nº 44!



Muitos Parabéns Maria Vaz - Porto 
Acaba de ganhar um exemplar do livro O Mundo Amarelo. 

Agradeço a todos os participantes pela participação no passatempo e à Editorial Presença pelo apoio dado.
Continuem a visitar e a participar activamente no blogue.
Boas leituras!

domingo, 10 de março de 2013

Uma História Por Contar [A minha Opinião]


Monica Ali, romancista britânica, foi finalista do Booker Prize e nomeada pelo Granta para a sua lista de vinte melhores romancistas britânicos.

Este foi o primeiro romance que li desta autora e devo dizer que me surpreendeu. A autora construiu uma história inteligente e nota-se um grande trabalho de pesquisa.

"Algumas histórias não devem ser contadas. Outras só podem ser lidas como um conto de fadas." Esta é a frase de abertura deste espantoso romance. O primeiro capitulo desperta imediatamente a curiosidade do leitor, perante a possibilidade do desaparecimento de Lydia, a personagem principal. Ao longo do livro o leitor fica em suspense quanto ao destino que poderá a personagem principal.

Gostei da forma como a autora construiu a história. Dá-nos a conhecer o presente de Lydia no inicio da narrativa e recua várias vezes no tempo para dar a conhecer o passado da personagem. Esses recuos ao passado de Lydia são feitos por Lawrence Standing, secretário pessoal da princesa de Gales, a partir de textos do seu diário e pela própria Lydia, através das suas memórias e cartas escritas a Lawrence. Aos poucos o leitor vai descobrindo como uma princesa deixa de ser princesa e passa a ser uma mulher como tantas outras. 

Ao longo da história o leitor acompanha a luta constante de Lydia por uma vida normal. As memórias do passado assombram constantemente a sua vida e o desejo de voltar a ver e a estar com os seus filhos nunca a abandona. Lydia é uma personagem forte, corajosa, muito reservada e que não dá a conhecer muito da sua vida. Como leitora simpatizei com esta personagem. Compreendi os motivos que a levaram a fazer a escolha que fez e o quanto essa escolha a magoou.

Este romance aborda temas como a fama e os custos da mesma, o sentido da identidade, a (im)possibilidade de reinventar uma vida, fala de amor e de dor. 

A linguagem utilizada pela autora é simples, com grande presença de diálogos, com capítulos pequenos, factores que possibilitam ao leitor avançar rapidamente na leitura. A história é cativante e provocadora, e desperta no leitor a ânsia por virar mais uma página.    

Lembro-me da Princesa Diana em vida e do choque que senti com a sua morte. Gostei desta história por ter criado um destino diferente e por me fazer acreditar que me poderia cruzar com ela nalguma parte do mundo.

Esta história foi sem dúvida surpreendente e manteve-me em suspense até à última página. Aconselho esta leitura a todos os fãs da Princesa Diana e a novos leitores de Monica Ali. Uma escritora que me surpreendeu e que irei acompanhar.

Boas leituras!  

Aquisições Mês de Fevereiro


Fica Comigo - Noelia Amarillo (Opinião)
Uma Promessa de Felicidade - Anita Shereve (Opinião)
Quando Menos Esperamos... - Sarah Dunn
Um Instante de Amor - Milena Agus
De Mãos Dadas Com o Amor - Jan Goldstein 
O Mundo Proibido de Daniel V. - Maria Luísa Castro 
Dois Anos e Uma Eternidade - Karen Kingsbury
O Mundo Amarelo - Albert Espinosa
Depois - Rosamund Lupton
Nas Asas do Amanhã - Sarah Sundin (Leitura Actual)
Mariana - Susanna Kearsley (Opinião em Breve)

Apesar de Fevereiro ser um mês pequenino, foi excelente em aquisições. Algum destes livros faz parte da vossa biblioteca? Há algum que queiram ler? Boas leituras! 

terça-feira, 5 de março de 2013

O Poder dos Livros


9º Passatempo - Obra poética integral de Cesário Verde (1855-86)


Com o apoio da Dinalivro, temos para oferecer um exemplar do livro Obra poética integral de Cesário Verde (1855-86). Para participar basta responder às questões que se encontram no formulário.

Regras do passatempo:
O passatempo é válido de 05 de Março até às 23h59m do dia 12 de Março.
Só é válida uma participação por pessoa e residência, de residentes em Portugal Continental e Ilhas.
Ser seguidor do blogue Manta de Histórias. (http://mantadehistorias.blogspot.pt/)
Participações com respostas erradas e/ou dados incompletos serão automaticamente anuladas.
O vencedor será sorteado aleatoriamente (random.org) pela administração do blogue, contactado por email, o resultado será anunciado no blogue. 
Os dados do vencedor serão enviados à editora que se encarregará do envio do livro.
O blogue não se responsabiliza por eventuais extravios no envio do livro por correio.

Boa sorte!

segunda-feira, 4 de março de 2013

OBRA POÉTICA INTEGRAL DE CESÁRIO VERDE (1855-86) - Novidade Dinalivro



Páginas: 258
Preço c/IVA: 16,96 €
ISBN: 978-972-576-618-7
Público-alvo: Público em geral, especialmente 
amantes de poesia.

Sinopse 
Depois da publicação da primeira antologia de Cesário Verde organizada pelo seu amigo Silva Pinto, muitas das edições posteriores tentaram, com mais ou menos rigor, dar conta da sua poética. Consciente do significado do grande precursor do Modernismo, Ricardo Daunt, crítico literário, poeta e romancista, fez uma investigação exaustiva sobre a obra de Cesário Verde e analisou centenas de documentos originais bem como uma vasta bibliografia a seu respeito. Nesta edição crítica, apresenta-se assim a obra integral de Cesário Verde definitivamente fixada, com a produção poética revista e ordenada de acordo com a semelhança formal e temática dos poemas publicados em vida, a biografia organizada cronologicamente e  toda a correspondência acompanhada por notas elucidativas.

Ricardo Daunt dedicou-se nos últimos 40 anos à investigação e à criação literária. Publicou ensaios e artigos nos principais jornais e revistas brasileiros e portugueses. É doutorado em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo com uma tese sobre a poesia de Cesário Verde; realizou dois pós-doutoramentos na área de Literatura Comparada: o primeiro sobre o Modernismo português e o segundo sobre as poéticas de Fernando Pessoa e T. S. Eliot. Foi professor convidado na Yale University e deu aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escreveu romances, novelas, contos e ensaios, dedicando-se ao estudo das poéticas da modernidade luso-brasileira. Como especialista do movimento do Orpheu, publicou em formato digital Sobre o Orpheu e Orpheu: Prosa, Poesia e Arte. Tem diversos poemas seus editados em Portugal.


Cesário Verde (1855-1886) foi o grande precursor da modernidade na poesia portuguesa. Saudado por Fernando Pessoa como seu mestre, legou-nos uma poesia impressionista, perpassada de motivos prosaicos, mas interessada na captura de uma realidade pulsante, que o seu olhar deteve pelas ruas de Lisboa. O seu verso é denso, lapidado, mas sem maneirismos ou fórmulas fáceis, e inaugura entre nós uma poética do instante e do movimento. Tendo começado a publicar os seus versos em 1875, em jornais e revistas, morreu demasiado cedo, em 1886, sem ter tempo para reunir a sua poesia em livro. Não obstante a publicação da mesma por Silva Pinto, em 1887, deixou uma obra  inteira para ser organizada e criteriosamente publicada. Nela ressaltam poemas como «Num bairro moderno», «Cristalizações» e «O sentimento dum ocidental», hoje incluídos entre os versos mais importantes produzidos entre o Parnasianismo e o final do século XIX em Portugal. Nas últimas décadas, o nome de Cesário Verde tem conquistado, com todos os méritos, o relevo que merece. Esta edição integra esse movimento de resgate da sua obra, que canta a nossa língua e
os nossos costumes de uma forma tão ímpar e invulgar.


domingo, 3 de março de 2013

Fica Comigo [A minha Opinião]


Noelia Amarillo, autora espanhola, surpeendeu-me com este romance!

Uma leitura que fiz num sopro! Foi sem dúvida uma tarde de leitura bem passada. Desejei que estas 170 páginas se multiplicassem.

A autora escolheu para este livro um protagonista improvável. Não estamos perante um homem rico, sedutor, poderoso, que tem tudo aos seus pés. Pelo contrário, temos um homem digno, honesto, com muita vontade de vencer.

Este livro é também o espelho da actual crise que se vive por toda a Europa e que todos os dias faz novas vitimas. Pessoas que deixam de ter os seus empregos, que se vêem aflitas para colocar comida na mesa, comerciantes que lutam todos os dias para ter os seus estabelecimentos abertos, sem-abrigo que lutam todos os dias para ter o que comer.

É uma história que espelha a realidade das sociedades actuais. Uma sociedade que olha o outro com desconfiança, uma sociedade competitiva, desumana, onde só os números importam e não as pessoas.

Identifiquei-me com as personagens criadas pela autora. São personagens credíveis que nos conquistam, pelas suas personalidades marcantes, pelos valores que defendem, pelos sentimentos que despertam no leitor. Jared, personagem principal, é um homem tímido, honesto e lutador que me conquistou às primeiras páginas. Dolores é uma avó querida, bondosa, defensora dos bons costumes e que acredita na honestidade das pessoas. Nuria é uma mulher segura de si, sabe o que quer e luta para conseguir os seus objectivos. São personagens que me inspiraram, que me fizeram sorrir e emocionar.

A linguagem é simples, o que possibilita ao leitor avançar na leitura de forma descontraída. 

Um livro que nos recorda valores importantes como a honestidade, a honra, o respeito pelos outros e pela diferença. Um livro de amor e de amizade.

Este é um livro que aconselho a quem procura uma leitura leve, uma história de amor e um protagonista improvável. 

Vou certamente querer ler mais livros desta escritora!

Boas leituras!

Resultado 7º Passatempo - Depois de Rosamund Lupton



Boa tarde a todos!
Aqui fica o resultado do 7º Passatempo realizado pelo blogue Manta de Histórias com o apoio da Civilização Editora.
O sorteio foi realizado através do programa random.org.
Tivemos no total 124 participações. O melhor resultado alcançado em passatempos aqui no blogue. Muito obrigada a todos!
Os número sorteados foram o nº 5!


Muitos Parabéns Paula Ferreira - Porto
Acaba de ganhar um exemplar do livro Depois.

Agradeço a todos os participantes pela participação no passatempo e à Civilização Editora pelo apoio dado.
Continuem a visitar e a participar activamente no blogue.
Boas leituras!