quinta-feira, 9 de maio de 2013

Ventos de Guerra e de Amor [A minha Opinião]


Jodi Ravaud, para quem não conhece é portuguesa, filha de mãe francesa e pai português. Licenciou-se em Psicologia e mestre em História Contemporânea. Conta já com duas publicações de livros infantis, O Regresso de D Sebastião e A Lenda do Gato Voltaire.

Noto muitas influências, neste romance histórico, que advêm da formação de Jodi Ravaud mas também de um intenso trabalho de pesquisa. A autora teve um extremo cuidado em apresentar ao leitor informações verídicas sobre os horrores do holocausto nazi e da II Guerra Mundial.

Mais do que uma grande história de amor vivida na II Guerra Mundial, este livro é um importante testemunho dos horrores e perseguições que os judeus sofreram nas mãos dos nazis. O livro recorda toda a crueldade e barbárie humana. A loucura tem um nome, Hitler e todos os seus seguidores. Um humano compadecesse do sofrimento do outro e Hitler e todos os que seguiram as suas ordens, são tudo menos humanos, são monstros.

Neste romance de ficção histórica conheci os principais intervenientes na guerra iniciada pela Alemanha e todos os jogos de poder e espionagem daí resultantes. Viajei por vários países, conheci as suas gentes e as suas inquietações. Conheci personagens sinistras mas também de bom coração. São essas personagens de bom coração que tocam o leitor. 

A história de amor de Helmut e Gisella, fez-me recordar a história trágica de Romeu e Julieta, destinados a ficar um sem o outro em vida mas juntos para todo o sempre. 

Gostei muito das citações que estavam presentes no inicio de cada novo capitulo, como que a dar o mote para o que ia ser descoberto nas linhas seguintes. Aqui fica um exemplo: "Muitas águas não podem apagar o amor, assim com as cheias não o podem afundar." Cantico de Salomão 8:7  

Foi sem dúvida uma história que me apaixonou, comoveu e revoltou. Acima de tudo, este é um importante testemunho para não deixar esquecer o passado e para que acontecimentos como o Holocausto não se voltem a repetir. 

Uma leitura obrigatória para todos os fãs de romances históricos e interessados na história do Holocausto.

Boas leituras!



Sem comentários :

Enviar um comentário