terça-feira, 7 de maio de 2013

Manta de Histórias entrevista José Ribeiro


Quem é este José Ribeiro, escritor? 
Sou Psicólogo, estudei em Coimbra, mas a minha formação mais importante foi adquirida na aldeia dos meus avós, onde cresci a ouvir as inúmeras histórias que contavam. Este passado telúrico, marcado pelo verde do Minho e pelo frio que chegava de Trás-os-Montes, deixou memórias indeléveis. Em 2011 participei no concurso da Alfarroba "conto por conto" e foi publicado o meu primeiro conto ("visão estereoscópica de um abandono"). No ano passado propus à Alfarroba uma série de outros contos que aguardavam pacientemente pela sua oportunidade.

Onde se inspirou para escrever o seu mais recente livro "Anónimos"
Estes "anónimos" têm na sua origem primordial nas histórias dos meus avós, 2 ou 3 contos do livro contêm personagens directamente inspiradas daí... Esta herança cultural, de contar e inventar vidas a partir de um nome (os meus avós eram excelentes ficcionistas!), compõe o restante do livro. Os contos são marcados pela ruralidade nalguns casos, pelos valores da terra e pelas injustiças sociais, mas sobretudo pelos dilemas e ambivalências de personagens que todos conhecemos, ou pelo menos de situações muito comuns a todos: a morte; o amor impossível e o amor idealizado; os sonhos e o tempo ou a falta dele; a loucura e a sabedoria.



O que pode dizer sobre o livro "Anónimos" que incentive a sua leitura?
Antes de tudo sendo contos, lêem-se muito bem! As histórias procuram sintetizar um acontecimento marcante ou um conjunto de circunstâncias, levando a finais mais ou menos surpreendentes. Tal como na tradição oral, penso que são histórias que facilmente poderão prender o leitor, foram escritas precisamente como se estivessem a ser contadas a um ouvinte muito próximo. Quem as ler corre o risco de reconhecer algumas das personagens retratadas.

Tem mais algum projecto literário em mente? Poderá falar-nos sobre ele?
Vários!! Sempre escrevi contos, e tenho mais uns quantos a aguardar vez... Espero também poder publicar um romance que já escrevi há algum tempo, está a amadurecer!

Deixe uma mensagem a todos os seus leitores e seguidores do blogue Manta de Histórias.
Espero sobretudo que continuem a seguir o blogue: tudo o que incentive e divulgue a literatura presta um serviço inestimável, principalmente nestes momentos em que tudo é importante menos a cultura... Ler é a nossa principal arma contra tempos difíceis  Se lerem o meu livro aguardo com expectativa comentários e reacções!

Obrigada José Ribeiro pela amabilidade em responder a estas perguntas e pela mensagem deixada aos seguidores do blogue. 



Sem comentários :

Enviar um comentário