domingo, 10 de março de 2013

Uma História Por Contar [A minha Opinião]


Monica Ali, romancista britânica, foi finalista do Booker Prize e nomeada pelo Granta para a sua lista de vinte melhores romancistas britânicos.

Este foi o primeiro romance que li desta autora e devo dizer que me surpreendeu. A autora construiu uma história inteligente e nota-se um grande trabalho de pesquisa.

"Algumas histórias não devem ser contadas. Outras só podem ser lidas como um conto de fadas." Esta é a frase de abertura deste espantoso romance. O primeiro capitulo desperta imediatamente a curiosidade do leitor, perante a possibilidade do desaparecimento de Lydia, a personagem principal. Ao longo do livro o leitor fica em suspense quanto ao destino que poderá a personagem principal.

Gostei da forma como a autora construiu a história. Dá-nos a conhecer o presente de Lydia no inicio da narrativa e recua várias vezes no tempo para dar a conhecer o passado da personagem. Esses recuos ao passado de Lydia são feitos por Lawrence Standing, secretário pessoal da princesa de Gales, a partir de textos do seu diário e pela própria Lydia, através das suas memórias e cartas escritas a Lawrence. Aos poucos o leitor vai descobrindo como uma princesa deixa de ser princesa e passa a ser uma mulher como tantas outras. 

Ao longo da história o leitor acompanha a luta constante de Lydia por uma vida normal. As memórias do passado assombram constantemente a sua vida e o desejo de voltar a ver e a estar com os seus filhos nunca a abandona. Lydia é uma personagem forte, corajosa, muito reservada e que não dá a conhecer muito da sua vida. Como leitora simpatizei com esta personagem. Compreendi os motivos que a levaram a fazer a escolha que fez e o quanto essa escolha a magoou.

Este romance aborda temas como a fama e os custos da mesma, o sentido da identidade, a (im)possibilidade de reinventar uma vida, fala de amor e de dor. 

A linguagem utilizada pela autora é simples, com grande presença de diálogos, com capítulos pequenos, factores que possibilitam ao leitor avançar rapidamente na leitura. A história é cativante e provocadora, e desperta no leitor a ânsia por virar mais uma página.    

Lembro-me da Princesa Diana em vida e do choque que senti com a sua morte. Gostei desta história por ter criado um destino diferente e por me fazer acreditar que me poderia cruzar com ela nalguma parte do mundo.

Esta história foi sem dúvida surpreendente e manteve-me em suspense até à última página. Aconselho esta leitura a todos os fãs da Princesa Diana e a novos leitores de Monica Ali. Uma escritora que me surpreendeu e que irei acompanhar.

Boas leituras!  

1 comentário :