domingo, 17 de março de 2013

Mariana [A minha Opinião]


Este é o primeiro livro que leio da Susanna Kearsley. O romance Mariana ganhou o prestigiado Catherine Cookson Award. Já se encontra publicado também O Segredo de Sophia que ganhou o Prémio Romantic Times para Melhor Romance Histórico. Bons motivos para conhecermos a escrita desta autora.

Esta foi uma história que me conquistou até à leitura da última página. A autora agarrou nesta história de uma forma inteligente. Conjugou o passado e o presente de forma perfeita. Trezentos anos separam estas realidades. No presente conhecemos Julia Becket, no passado Mariana. São a mesma pessoa mas vivem em alturas diferentes, com vidas bem diferentes uma da outra. As viagens no tempo são apresentadas ao leitor de uma forma ligeira. Notei um cuidado exemplar da autora em não tornar estes recuos no tempo bruscos e sem sentido. 

Greyweters é a casa onde tudo acontece. Julia é atraída a esta casa desde muito nova e há uma razão para essa paixão inexplicável, o destino. É nesta fabulosa casa que Julia viaja pela primeira vez até à vida de Mariana. Aos poucos e poucos a autora revela-nos o que têm em comum estas duas jovens, separadas por vários séculos.  

As personagens escolhidas por Susanna Kearsley são maravilhosas. Funcionam todas como um todo. Nenhuma delas poderia existir sem a outra. Todas têm um propósito e um papel importante nesta história. São personagens cativantes e distintas umas das outras. Cada uma marcou-me por uma dada característica da sua personalidade. 

O grande tema desta história é o amor. Um amor que ficou por cumprir e que acabou tragicamente. Uma promessa fora feita e trezentos anos mais tarde, o destino encarrega-se de a fazer cumprir.

A escrita de Susanna Kearsley é simples e ao mesmo tempo encantadora. Presenteia o leitor com maravilhosas passagens, que marcam e ficam em nós.   

O desenlace desta história é surpreendente. Até à última pagina a escritora deixou-me na expectativa e o resultado final não poderia ter sido melhor.

Irei certamente querer ler o livro O Segredo de Sophia. Esta será uma autora que não deixarei de acompanhar. A quem ainda não conhece, recomendo vivamente a leitura.

Boas leituras!



1 comentário :