segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Lady Almina e a Verdadeira Downton Abbey [A minha Opinião]


Neste livro, a actual condessa de Carnarvon, Lady Fiona, conta ao pormenor a magnifica história do Castelo de Highclere e da quinta condessa de Carnarvon, Lady Almina.

O livro tem uma capa lindíssima que faz o leitor querer perder-se nas suas páginas. O facto da história do  Castelo de Highclere ter inspirado a série televisiva Downton Abbey, também será outro dos motivos que levará muitos leitores a quererem ler este livro.

Confesso que não acompanho a série de Downton Abbey, e, como tal, parti para esta leitura sem grandes expectativas.

A autora deste livro, Lady Fiona, fez um grande trabalho de pesquisa, para brindar o leitor com grandes pormenores históricos e sociais da época. 

O Castelo de Highclere foi bem descrito nestas páginas. O seu esplendor não foi esquecido, as gentes que lá trabalharam também não. Adorei ler as páginas que descreviam o funcionamento deste castelo e de conhecer todos os protocolos de etiqueta exigidos a cada funcionário que lá trabalhava.

Lady Almina foi uma mulher com uma vida privilegiada. Antes de casar teve sempre o apoio do seu pai e mesmo depois de casada com o quinto conde de Carnarvon, contou sempre com a ajuda financeira do pai, para satisfazer as suas necessidades e vontades. Enquanto condessa de Carnarvon, destacou-se no seu papel de excelente anfitriã e organizadora de grandes festas. Mais tarde descobriu o seu amor pela enfermagem, que a levou a construir um hospital para receber os feridos durante a Primeira Guerra Mundial.

A linguagem presente no livro é acessível. Cada capitulo tem um tema associado que orienta bem o leitor. Todo o livro é marcado pela descrição, o que, para alguns leitores poderá não ser muito cativante mas que nesta obra faz todo o sentido. Os inúmeros nomes que vão aparecendo ao longo do livro exigem ao leitor muita concentração na leitura.

Um dos pormenores que mais gostei no livro, foi a presença de fotografias do Castelo de Highclere, de lady Almina e da sua família e também das grandes personalidades da época. Um pormenor que enriquece, e muito, a narrativa.

Este é um livro que agradará essencialmente aos amantes das biografias e livros históricos. 

Eu gostei da leitura e recomendo!

Boas leituras!

Para mais informações acerca do livro visite o site da Editorial Presença



Sem comentários :

Enviar um comentário