sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Culpa é das Estrelas [A minha Opinião]


Editado pelas Edições Asa em Setembro de 2012, A Culpa das Estrelas foi um livro que deu muito que falar  e que ainda continua a despertar curiosidade em muitos leitores. Foi incentivada a ler este livro por conselho de algumas amigas e também, por ter lido excelentes criticas. 

Confesso que depois de ler a sinopse e me aperceber qual seria o tema central do livro, fiquei um pouco na dúvida se o conseguiria ler.

A primeira página do livro faz antever o tom de todo o livro. Apesar de se estar a falar de cancro não senti, com o decorrer da leitura, o peso do tema. O escritor foi extremamente inteligente, sensível e bem humorado a abordar um tema tão difícil. "O cancro também é um efeito secundário de se estar a morrer. Na realidade, quase tudo o é."  

Apaixonei-me por Hazel e Augustos, duas personagens inteligentes, com um sentido de humor extraordinário, com grande maturidade (apesar de serem novinhos) e com experiências de vida que tocam o ser mais insensível. 

É um livro comovente. Despertou em mim uma montanha de emoções. Sorri com o bom humor de Hazel e Augustos. Senti um nó na garganta e os olhos marejados de lágrimas nas passagens mais sensíveis e ternurentas. Ansiei por um milagre, mas como disse Augustos várias vezes, "O mundo não é uma fábrica de conceder desejos." 

Este é um livro que agarra logo o leitor, que o obriga a uma introspeção. A mim fez-me ver o quão banais são os meus problemas, comparado com o sofrimento que estes dois jovens têm de suportar. 

Jonh Green é sem dúvida um escritor brilhante. Brinda o leitor com uma escrita cuidada e elegante. Desperta no leitor emoções, dúvidas e perguntas. 
  
Este livro é sem dúvida um hino à vida, ao amor, à família! 

A quem ainda não leu este livro, aconselho sem reservas esta leitura. Ficará na vossa memória durante muito tempo e irão com certeza querer voltar a lê-lo. Eu voltarei a lê-lo!

Espero ter-vos aguçado a curiosidade!

Boas leituras!

2 comentários :

  1. Ainda bem que gostaste *.*

    De facto, é um livro lindíssimo!

    ResponderEliminar
  2. A minha curiosidade ficou sem dúvida aguçada.
    Obrigada pela opinião:)

    ResponderEliminar