terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Irmã [A Minha Opinião]


Finalmente tive a oportunidade de ler o primeiro romance da Rosamund Lupton. Li tantas e tão boas opiniões que este livro passou a ser uma prioridade.

A história deste livro é comovente. Acompanhamos o evoluir do sofrimento causado por uma grande perda. Identifiquei-me muito com Beatrice, personagem principal deste enredo. Eu própria sou irmã mais velha e consegui colocar-me no lugar de Beatrice que sofre com o desaparecimento da sua irmã mais nova. O instinto de protecção que temos para com os irmãos mais novos é tão bem descrito pela autora. A relação de cumplicidade entre estas duas irmãs é tocante.

Desde a primeira página que o leitor acompanha uma longa carta de despedida de Beatrice para Tess. "Minha querida Tes, faria qualquer coisa para estar contigo agora, neste preciso momento, para te segurar a mão, olhar o teu rosto, ouvir a tua voz. Como pode uma carta substituir o toque, a visão, a audição, todos esses recetores sensoriais, nervos óticos e tímpanos vibrantes?" Achei que esta forma de contar a história trouxe mais riqueza à narrativa e pormenores que de outra forma não conheceríamos. Esta carta descreve o quanto Beatrice conhece a sua irmã Tess e o quanto a ama. 

Beatrice enfrenta tudo e todos para descobrir o que realmente aconteceu à sua irmã. Nesta busca pela verdade o leitor é sempre surpreendido. Quando penso que já tenho uma pista sobre o que aconteceu, Rosamund Lupton desorienta-me novamente. São estas constantes reviravoltas que me prendem à história e me fazem virar uma página após outra à procura do grande final.

Esta é uma história que podia ser real, com personagens que nos tocam e que evoluem ao longo da narrativa. A linguagem é acessível e conta com uma grande presença de diálogos. O ritmo da narrativa é constante e mantém o leitor atento. O final é surpreendente e original. Todos estes factores fazem deste livro uma leitura obrigatória. 

Quanto ao final desta história, cabe ao leitor decidir o que realmente quer que aconteça. Não vos vou contar que final escolhi mas que a autora me surpreendeu, isso não há dúvida nenhuma.

Aguardo ansiosamente pelo segundo livro da escritora Afterwards, que será publicado brevemente pela Civilização Editora. 

Uma leitura que recomendo!
Boas leituras!

Mais informações sobre o livro no site da Civilização Editora
  




6 comentários :

  1. Fico feliz por teres gostado mais do que eu ^.^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei Catarina porque me identifiquei com a personagem principal. :D

      Eliminar
    2. Eu não me identifiquei, mas nem foi por isso que fiquei reticente quanto a ele. Ficou áquem das minhas expectativas [dei 3* acho, e quando peguei nele esperava das 4 ou 5 :$]

      Eliminar
    3. Acho que é normal criarmos grandes expectativas quando lemos tantas e tão boas opiniões. As vezes surpreendemo-nos outras ficamos desiludidas.

      Eliminar
  2. Foi um livro que tive curiosidade em ler, mas ainda não se proporcionou! Pode ser que seja desta! Gostei das suas palavras! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tiver oportunidade leia o livro Sandra Henriques. Obrigada pelas suas palavras :)

      Eliminar