domingo, 30 de dezembro de 2012

21.12 [A minha Opinião]



Iniciei esta leitura a 10 de Dezembro de 2012, precisamente na mesma data em que se inicia a narrativa de 21.12. Este é um pormenor que dificilmente encontramos na maioria dos livros.

Tenho de confessar-vos que senti alguma dificuldade às primeiras páginas do livro. No inicio da história foi bombardeada com termos científicos que desconhecia e que tornaram a leitura mais demorada. É preciso uma leitura calma e concentrada para ir apanhando o fio à meada. Uma vez ultrapassado o desafio inicial, o livro torna-se muito interessante.

Para quem gosta de um bom thriller, história Maia, códices perdidos, profecias apocalípticas tem aqui um bom livro, é viciante. 

As caças aos tesouros sempre existiram mas quando a caça dá origem a uma epidemia incontrolável a história é bem mais interessante. O que começa por ser um caso de privação de sono alastra para uma epidemia de dimensões catastróficas. A única maneira de descobrir a cura é decifrando um códice maia que poderá ter a resposta para a cura. 

Stanton e Chel são as duas personagens principais da história. Stanton um médico brilhante e Chel uma curadora de antiguidades. São personagens com vidas distintas mas que a vida se encarregará de cruzar os caminhos. São dois viciados no trabalho que farão tudo para salvar o mundo de uma epidemia mortal.

Dustin Thomason fez um incrível trabalho de pesquisa tanto cientifico como histórico e isso faz-se notar na riqueza da história. 

Gostei muito de ler o códice maia, para mim das partes mais interessantes e arrepiantes do livro. É um importante elo para compreender a civilização maia e resolver o grande problema no presente 2012. Um passado e presente que funcionou bem neste livro.

Como disse inicialmente, a leitura torna-se difícil pela presença constante de termos científicos e históricos, mas é uma dificuldade que enriquece a história. Tirando todos esses termos a linguagem é cuidada e acessível. 

Gostei da forma como o autor decidiu dividir a história através dos dias, o que cria uma certa expectativa no leitor.

O final da história poderá agradar a uns e desiludir a outros. 

Uma leitura que me fez lembrar um pouco os livros de Dan Brown. 

Aconselho a todos os fãs do género.

Boas leituras!   

     

2 comentários :

  1. Gostei da opinião! Tenho curiosidade em ler, vamos ver se o arranjo:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula quando o conseguires ler, depois deixa-me a tua opinião para ficar a saber o que achas-te do livro. Bjinho

      Eliminar