sábado, 24 de novembro de 2012

O Rio da Amargura (O Diário de Mercedes) de Eurico Figueiredo - Divulgação Bizâncio


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 160
Editor: Bizâncio
ISBN: 9789725305119
PVP: 12,50€

Sinopse:
Repleto dos sons, sabores, cores e paisagens do Douro, O Rio da Amargura prende-nos do princípio ao fim. Acompanhamos as aventuras e desventuras de Mercedes com a mesma intensidade com que a protagonista as viveu, da sua paixão pelo Douro, das suas descobertas das pequenas e grandes histórias que fizeram a região, até aos seus amores mais ou menos felizes, passando pela sua luta, como produtora do Douro, com as hilariantes e penosas burocracias tão genuinamente portuguesas.

Eurico Figueiredo é Professor Catedrático de Psiquiatria aposentado pela Universidade do Porto. Publicou livros na área de convergência da psicanálise e da psicologia com a cultura e os valores. 
Como Deputado distinguiu-se sobretudo no combate à Lei de Segurança Interna, tornou irrecusável o debate sobre alternativas ao proibicionismo na área da toxicodependência, combateu o Plano Hidrológico Espanhol, foi o primeiro e principal protagonista na luta pela suspensão da barragem de Foz Côa. Fundou o movimento "Portugal Plural", a favor da regionalização, que se evidenciou no debate que precedeu o referendo.
Devido à acção marcante que teve nas lutas estudantis dos anos sessenta, viveu longos anos exilado na Suíça. Foi-lhe concedida a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Sem comentários :

Enviar um comentário