terça-feira, 27 de novembro de 2012

Marketá Lazarová de Vladislav Vancura - Novidade Quidnovi


Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 152
Editor: Quidnovi
ISBN: 9789895549443
PVP: 13,99€

Sinopse
A bela Marketá Lazarová, uma jovem pia e de coração humilde, filha mais nova do bandido Lazar, é raptada por Mikolas, descendente de Kozlík, impetuoso líder de uma temível família de salteadores de estrada, rival de Lazar. A rapariga renuncia a Deus e à família e perde-se de amores pelo seu raptor, envolvendo-se numa guerra sangrenta que vai espalhando a morte e a desgraça à sua volta. Marketá Lazarová, tida como a obra maior de Vladislav Vancura, é a prova de que os grandes amores não precisam de ser amores-perfeitos.
Nesta espécie de poema épico moderno, em que o amor e a morte são duas faces da mesma moeda, Vancura eleva a um patamar superior o culto da palavra e a arte estilística, o que resulta numa narrativa fascinante, que, não sendo fácil, nos prende desde o primeiro momento.
Marketá Lazarová foi adaptado para o cinema em 1967, sendo considerado por muitos o maior filme checo de todos os tempos.

Vladislav Vancura (1891-1942) foi médico, novelista, contista, cronista, dramaturgo, guionista e ensaísta. O «poeta da ficção» – como era apelidado – lutou incansavelmente contra o nazismo, tendo morrido às mãos da Gestapo durante a ocupação nazi da República Checa. Tido como um dos grandes artífices da literatura checa moderna e um dos maiores escritores europeus da sua época, tornou-se conhecido com Marketá Lazarová, uma novela histórica inspirada nos seus antepassados, cavaleiros da nobreza rural checa, publicada pela primeira vez em 1931 e que depressa se transformou num bestseller.  




Sem comentários :

Enviar um comentário