quinta-feira, 26 de julho de 2012

[A minha Opinião] A Luz entre Oceanos

A Luz entre Oceanos

Este romance foi o grande protagonista da Feira do livro de Frankfurt de 2011 e tem todo o mérito. A capa do livro está lindíssima e o título descreve na perfeição a história desta narrativa.

Este livro dá-nos a conhecer a história tocante de um amor incondicional de uma mãe para uma filha. Apesar de os laços que as unem não serem laços de sangue mas sim laços de afectividade, o amor que sentem e partilham é genuíno.

Toda a narrativa está pintada com tons de sofrimento. As personagens carregam consigo muita dor e tentam viver as suas vidas o melhor que podem e sabem.

Tom Sherbourne, uma das minhas personagens favoritas, carrega consigo os horrores da Primeira Guerra Mundial, vive atormentado, até descobrir a sua luz. É um homem com valores, bom marido, bom pai, bom trabalhador.

Isabel Graysmark, despoletou em mim sentimentos de compaixão e revolta. É também uma personagem sofrida.

Lucy, para mim a criança mais linda de toda a Austrália, fez-me sorrir e chorar. Toda esta personagem é ternura.

A escritora está de parabéns por este magnifico romance de estreia. Adorei a forma como a narrativa foi construída e como vários pormenores se interligam de forma perfeita. Como o destino parece brincar com a vida das personagens. O facto da quase totalidade da história se desenrolar em Janus Rock, uma ilha isolada do continente, e mesmo assim a narrativa continuar empolgante e com fabulosas descrições. Gostei muito do trabalho de pesquisa sobre os faróis e de todo o trabalho realizado por um faroleiro.

A leitura deste livro criou em mim grandes dilemas. Fez-me questionar o que é certo do que é errado, de como o bem e o mal muitas vezes se confundem, e que os sentimentos de amor e ódio caminham lado a lado e não em lados opostos. Foi sem dúvida uma leitura emotiva, onde dei por mim a sorrir, a chorar, a revoltar-me. Isto só vem provar que é um livro envolvente e fascinante.

Uma leitura que gostei muito e que recomendo. Espero com esta opinião ter-vos espicaçado a curiosidade.

Boas leituras!

Para mais informações sobre o livro consultar a página da Presença:
http://www.presenca.pt/livro/ficcao-e-literatura/romance-contemporaneo/a-luz-entre-oceanos/?search_word=a luz entre oceanos

1 comentário :