terça-feira, 19 de junho de 2012

O Sorriso das Mulheres [A minha Opinião]




É uma delícia este primeiro romance de Nicolas Barreau, editado em Portugal pela Quinta Essência.
Não há melhor cenário que Paris, a cidade do amor, para o desenrolar desta história emocionante.
Juntamos um livro e o seu misterioso autor e uma bela cozinheira e o seu restaurante e não poderia haver uma mistura mais explosiva.
Um romance encantador onde o escritor Nicolas Barreau brinda o leitor com uma escrita simples mas envolvente. Desde a primeira página que me senti agarrada à história e às personagens.
Gostei imenso de conhecer o mundo editorial, o trabalho de um assistente editorial, o seu contacto com escritores, tradutores e agentes, o trabalho de comunicação e divulgação de um livro e o contacto do escritor com os seus leitores. Este é um mundo dado a conhecer neste livro pela Editora Éditions Opale e pelo editor André Chabanais, personagem central do livro.
Adorei a forma como o destino cruza a vida de Aurélie Bredin e André Chanabais. Tudo porque um dia o sofrimento leva Aurélie a uma pequena livraria e a faz encontrar o livro “O Sorriso das Mulheres”. Este será o livro que mudará para sempre a sua vida. Nesta história está bem retratado o poder que um livro exerce sobre o leitor. Quem disse que um livro não tem poder de mudar uma vida?
Pergunto-me sempre de onde surge a inspiração dos escritores quando escrevem um livro. Pois bem, neste livro encontrei algumas respostas à minha curiosidade.
Gostei imenso do cheiro de “cuisine française” presente no livro. Nada melhor que a junção de cozinha e romance. Durante a leitura o leitor é brindado com cheiros, texturas e ambientes da incrível cozinha francesa, que só me fez desejar lá estar. Uma delícia!
Gostei também da presença de pequenas frases e expressões francesas, que me possibilitou desenferrujar um pouco o meu francês.
Este é sem dúvida um romance delicioso, terno, encantador, apaixonante, sensível e com um quê de mistério.
Senti um turbilhão de emoções, sorri, chorei, ri. É isto que espero de um livro, que me faça sentir emoções.
Um livro que aconselho sem qualquer dúvida. É um romance que não vão querer perder!
Boas leituras!

As minhas passagens favoritas 

"Os anos em si não têm qualquer significado, só aquilo que neles acontece." Página 14

"A felicidade e a infelicidade são com frequência vizinhas uma da outra. Dito de outra maneira, poder-se-ia considerar que por vezes a felicidade se mete por uns atalhos bem estranhos." Página 23

"Quando se está infeliz, ou bem que se deixa de ver seja o que for e o mundo mergulha numa ausência de sentido, ou bem que se passa a ver as coisas de modo exageradamente nítido, passando de repente tudo a ter um sentido." Página 32

"Quando tiveres de mentir, rapaz, mantém-te tão próximo da verdade quanto possível, pois assim tens mais hipóteses de as pessoas acreditarem em ti." Página 118

"Por vezes há que dar um empurrãozinho à sorte para que esta siga na direção certa. Página 224

No livro estava a referência de uma música francesa que não resisti em ir pesquisar e ouvir. Aqui fica La fée clochette, uma música que marca uma passagem importante do livro.



Deixo também aqui uma referência ao livro A Elegância do Ouriço, que é mencionado nesta narrativa e que espero ler em breve.





Sem comentários :

Enviar um comentário