segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ama-me sem me suportares! de Fátima Marinho - Alphabetum Edições Literárias [Divulgação]




Sinopse

Ama-me sem me suportares é um livro de 100 poesias e 1 conto. Sobre o livro, Fátima Marinho escreve: “Este livro é um ensaio imperfeito sobre a métrica dos sentimentos - mas a prova adequada das suas aderências. Quis escrever poemas de amor, de saudade, de morte, de esperança e, durante sete capítulos, mantive o esforço, até desaguar nos fragmentos, para deixar que os poemas fossem exactamente isso: pequenos pedaços de tudo.”
Um livro de poesia é sempre uma ribeira brava, que a todo o momento pode galgar as margens e afogar o que nos sufoca. Nesse sentido, é também uma libertação inconsciente de arquétipos imemoriais. As palavras quando se juntam à roda de uma ideia deixam as ideias à roda até que todas caiam reconciliadas no chão. É assim que a poesia se intromete nos gestos do quotidiano e, transcendendo-os, os transfigura. Este é um livro onde os afectos servem a poesia que deles se serve para ser o que é.
O livro tem ainda um conto: "Anjo de Jade".

Fátima Marinho
21 de Novembro de 1966
Cuba (atualmente a residir em Lisboa)
Nascida a Sul, sob o vago encantamento da passagem.
Anos 70
"O que sei de mim começou a acontecer por volta dos quatro anos, quando me tornei, de uma só vez, proprietária e agricultora. Cerquei com pedras um pedaço de solo para nele experimentar o direito à propriedade privada e aos afectos dos gestos repetidos. Adoptei-o sem autorização, tal como os homens fundadores da sociedade civil que se apossaram das terras e ousaram chamá-las suas. Também assim fiz. Medi o local frontispício ao pequeno café da minha mãe e passei a cultivá-lo. Não me lembro de alguém ter reparado nesse meu acto insubordinado de emancipação latifundiária.

Ler mais sobre esta escritora aqui.

Opinião em breve!

2 comentários :

  1. Este não li, mas um outro da autora «À procura de um lugar» sim.
    A Fátima é uma escritora muito sensivel e isso foi o que mais me fascinou na sua escrita.

    ResponderEliminar
  2. Miguel este é já o segundo livro que leio da Fátima Marinho. É como dizes, é uma escritora sensível e atenta ao que se passa à sua volta. Se gostas de poesia vais com certeza gostar deste livro. Agora só me falta ler O mistério das coisas erradas.

    ResponderEliminar