terça-feira, 27 de março de 2012

[A minha Opinião] Romance em Amesterdão

Romance em Amesterdão


Já alguma vez sentiram vontade de visitar os locais descritos nos vossos livros favoritos? Eu já! Acho que todos os leitores sentem essa motivação. Pois bem, esta história tem o seu início numa dessas vontades, de transpor a ficção em realidade.

Mariana Torres decide viajar até Amesterdão para conhecer o Bruine Café’s, um dos locais onde se desenrola o maravilhoso romance do escritor José Pedro Vieira. Mas esta não era a principal razão que a levava a visitar Amesterdão. Queria estar longe de tudo e de todos, para colocar as ideias em ordem.

Mariana não contava encontrar o escritor José Pedro Vieira no Bruine Café’s, mas foi isso que acabou por acontecer. Após várias saídas juntos, pelos maravilhosos canais e espaços emblemáticos da cidade de Amesterdão, como o Museu Van Gogh, é impossível controlar a crescente atração entre ambos.

A realidade é mais forte e este breve romance tem um fim mesmo antes de ter começado, para profunda tristeza de Mariana.

Quinze anos depois, Mariana e Zé Pedro voltam a cruzar-se em Lisboa por mero acaso. Este breve encontro vai ter grandes implicações na vida de ambos. Poderá um amor do passado ser tão forte e manter-se inalterado durante tanto tempo? Terá este amor um lugar no presente? Estas são perguntas que deixo no ar pois não quero revelar mais sobre a história do livro.

É uma narrativa que surpreende a cada página, com personagens que me cativaram. As situações descritas e vividas pelos personagens são plausíveis de acontecer. A escrita é simples mas ao mesmo tempo bela e com passagens maravilhosas.

Após lida a última linha, fico a pensar que, por mais que queiramos, não temos controlo sobre tudo o que se passa na nossa vida, que o destino prega partidas, que a felicidade é sempre imprevisível .

Este foi o primeiro livro que li de Tiago Rebelo e a sua escrita não me desiludiu. "O Tempo dos Amores Perfeitos" será o próximo livro que irei ler do escritor. Espero que me surpreenda tanto ou mais que este.

Depois de ler este livro, vão querer visitar Amesterdão, ver as famosas pinturas de Van Gogh, passear na nossa Baixa do Chiado e entrar numa livraria e comprar um livro.

Uma leitura que recomendo.
Boas leituras.        

Amesterdão

Vaso com quinze girassóis (Janeiro de 1889). Museu Van Gogh, Amesterdão

Sem comentários :

Enviar um comentário